Começamos a usar o Texto 04
Exposição
breve de um determinado assunto ou matéria. Compreende as ideias principais do
texto, sem interpretação
crítica.
Tipos
de resumo
A
norma da ABNT classifica os resumos em:
- Indicativo ou descritivo: apresenta apenas os pontos principais do documento. Refere-se às partes mais importantes do texto. Sucinto. Só indica o que o texto vai tratar.
- Informativo ou analítico: devem salientar o objetivo do texto, os métodos e as técnicas empregados, resultados e conclusões. Detalhado. Será o mais utilizado.
- Resumo Crítico ou resenha: análise crítica, avaliativa de um texto. Resenha propriamente dita. Começa com um resumo, para depois descer a lenha com gosto, com "sangue nos olhos". Tem aspecto de resumo, mas vai além, pois possui sim uma análise crítica.
Gêneros
textuais
São
todos os textos produzidos que levam em conta os interlocutores. Tudo o que é
produzido em rela
- Situação comunicativa
- Interlocutores
- Objetivo
Ata
é um gênero textual;
Notícia
é outro gênero textual;
Aula
é outro (gênero oral);
Cumprimento
é outro;
Quadro/Pintura
é outro (gênero visual);
...
Organizam-se em esferas
de conhecimento.
As
esferas sempre se interconectam
Mesmo
as esferas sendo tão diferentes, várias áreas se repetem.
Mas
temos que lembrar que vários dos campos que se repetem são diferentes, pois cada um possui um foco próprio.
Resumo
corta tudo o que é supérfluo (exemplos, opinião,...)
Exercícios
da apostila 4
1
-
(5)
(4)
(6)
(1)
(3)
(2)
Condições
de produção de texto
"Que vestido lindo!"
Você
está no shopping
Namorada
consumista
Namorado
na seca atencioso
Contra
"Que vestido lindo!"
Você está assistindo o casamento da princesa
Esposa está chorando de emoção
Marido está semi acordado no sofá.
Ou seja, a mesma frase em contextos diferentes significam coisas diferentes: "Me dá! É meu! Se não teremos
Então identifique o contexto para não errar a mão:
Função
social são as muitas máscaras que utilizamos no dia a dia. AKA Bom senso. A
partir dessa explicação
Nome do autor
|
|
Função social do
autor
|
|
Imagem que o autor
tem de seu destinatário
|
|
Locais e/ou
veículos onde possivelmente o texto circulará
|
|
Momento possível
da produção
|
|
Objetivo do autor
do texto
|
Nome do autor
|
|
Função social do
autor
|
|
Imagem que o autor
tem de seu destinatário
|
|
Locais e/ou
veículos onde possivelmente o texto circulará
|
|
Momento possível
da produção
|
|
Objetivo do autor
do texto
|
Não tem
|
não tem
|
A. R. Machado
|
Não tem
|
Manoela Aquino
|
Crítico Literário
|
Jornalista
|
Pesquisador
|
Jornalismo Cinema
|
Jornalista
especializado em Literatura
|
Pessoa que
frequenta livrarias e interessada em literaturas
|
Pessoa que
frequenta livrarias e interessada em literaturas
|
Estudantes ou
outros pesquisadores
|
Gosta de filmes e
fãs da obra
|
Interessado em
Literatura
|
Próprio Livro
|
Veja
|
In. The esp.
|
Folha de SP
|
História
|
Foram produzidos
anterior a publicação da revista
|
Foram produzidos
anterior a publicação da revista
|
Foram produzidos
anterior a publicação da revista
|
Na época do
lançamento do 3º filme
|
Foram produzidos
anterior a publicação da revista
|
Incentivar a venda
do livro
|
Dar opinião sobre
o livro
|
Informar sobre a
que se refere o artigo
|
Dar informações
centrais mínimas sobre os dois filmes
|
Dar informações
centrais mínimas sobre o livro
|
O
resumo não tem crítica, opinião nem avaliação, enquanto os outros sim.
Alunos
(nós)
Professor
Sala
de aula/universidade
Sintetizar
o conteúdo
Sumarizar
Ficar
somente com as informações centrais do texto.
Circunstâncias que envolvem
fatos, blábláblá
personagens
(a)
(b)
(h)
(c)
(d)
(g)
(e)
(f)
Usar
os critérios e resumir os textos "a", "b" e
"c". Não precisa entregar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário