- Esqueça todos os conceitos de débito e crédito que tinha de fora da contábeis. Jogue "Debitar em conta do banco", "Cartão de Crédito"e outras parecidas fora. Sem dó nem piedade.
A partir de agora Crédito é espelho de Débito. Ponto final. Se é bom ou ruim, aumenta ou diminui, depende da conta.
Relembrando:
Contas do Ativo são aumentadas quando as Debitamos. (para ver a resposta, selecione essa frase com o mouse).
Contas do Passivo e PL são aumentadas quando as Creditamos.
Receitas aumentam quando lançamos um valor a Crédito.
Então, logicamente as Despesas só aumentarão se as Debitarmos.
Logo, se quisermos diminuir as contas de Ativo ou Despesa, é só lançar a Crédito.
Para encerrar, o que acontece quando Debitamos as contas de Receita, Passivo ou PL?
Ou seja, Ativo e Despesas possuem natureza Devedora (aumentam com débito), e as outras três (Passivo, PL e Receitas) são de natureza Credora (aumentam com crédito).
Isso deve estar marcado a ferro quente em seus crânios. De preferência na parte interna, para não precisar de maquiagem para esconder.
Para tentar ajudar com essa marcação, vamos fazer os neurônios que armazenarão essas informações ficar o máximo de tempo ativos, criando nesse assunto uma rede neural sólida.
Como isso, você pergunta?
Praticando. Fazendo toneladas de exercícios.
Exercício 01
Identifique as contas envolvidas
- Compra de Estoque
- Venda de Estoque
- Venda de Estoque a Prazo
- Compra de Estoque a Prazo
- Compra de Estoque com parte do pagamento em dinheiro e parte em Duplicatas
- Compra de Estoque com parte do pagamento em dinheiro e parte no Cheque
- Compra de Estoque com parte do pagamento em dinheiro e parte no Cheque para 30,60 e 90 dias.
- Compra de Estoque com Cartão de Débito
- Recebimento de Aluguel de Imóvel que está para renda
- Pagamento de Aluguel do Imóvel que está sendo utilizado pela empresa
- Recebimento de Duplicata
- Recebimento de Duplicatas Atrasadas (ou seja, o Cliente só veio pagar após o vencimento. Essa conta nunca foi citada em aula ou no material de apoio. Divirta-se :-) )
- Pagamento de Salários
- Pagamento da GPS
- Divisão de 30% dos Lucros da empresa e aumento de caixa com os outros 70%. (ou seja, do lucro que a empresa deu no exercício, 30% vão para os sócios e 70% são usados na própria empresa)
- Pagamento de Fornecedor
- Pagamento em dinheiro de Fornecedor
- Pagamento em cheque de Fornecedor
- Compra de maquinário em 60x, sem entrada
- Compra de maquinário em 60x, com entrada de 10% do valor
- Empréstimo bancário de curto prazo
- Empréstimo bancário de longo prazo
- Pagamento de empréstimo bancário de curto prazo
- Pagamento de empréstimo bancário de longo prazo
- Compra de móveis para a empresa, a vista e em dinheiro.
Agora, de onde vem o nome
Para explicar esse nome, precisamos saber que existem alguns livros que são exigidos do contador, além de outros que não são obrigatórios, mas são feitos mesmo assim, por sua utilidade ao Contador.
São eles:
Livro Diário;
Livro Razão;
Livro Caixa;
Contas Correntes;
Registro de Duplicatas;
...
Aterei-me aos dois livros principais: Diário e Razão. Ambos são obrigatórios, mas "o Diário é mais obrigatório que o Razão". Apesar desse detalhe, os Contabilistas usam mais (pode-se dizer que é mais importante para a Contabilidade) o livro Razão.
Livro Diário: é um diário de adolescente mesmo, só que sobre a perspectiva da entidade. Ou seja, em vez de estar escrito "Hoje briguei com Nonono porque ela é uma bruxa" está escrito:
"Londrina, 20 de abril de 2014
Estoque
a fornecedores
Compras a prazo do fornecedor X, conforme nota fiscal 047 ..... 400,00"
No lançamento acima : a conta debitada vem antes da creditada. Na escrituração manual a creditada é precedida da partícula "a". (ou seja, no exemplo anterior é um lançamento manual)
Uma escrituração mecanizada (maquinizada ou informatizada) o lançamento seria da seguinte maneira:
"Londrina, 20 de abril de 2014
D - Estoque 400,00
C - Fornecedores 400,00
Compras a prazo do fornecedor X, conforme nota fiscal 047"
Note que o lançamento do valor segue cada um em uma coluna (com limites imaginários), sendo os débitos um pouco antecipados aos créditos.
Isso acontece com TODOS os fatos contábeis, pois eles estão marcados de forma cronológica no livro Diário
O livro Diário deve ser encadernado, as folhas são numeradas, é autenticado na junta comercial do estado (ou registro civil de pessoas jurídicas para empresários civis) e termo de abertura e termo de encerramento. Essas são as formalidades EXTRÍNSECAS. Para as INTRÍNSECAS temos 3 formalidades: Ordem cronológica da escrituração; não deve haver rasuras, borrões, sinais, folhas em branco...; feita em língua e moeda nacionais.
O livro Razão só é obrigatório para aqueles que declaram o IR com base no Lucro Real (art. 14 lei 8.218/91)
Assim como com o Diário, TODOS os fatos contábeis são lançados no livro Razão.
No livro Razão, os fatos são registrados por espécie (por tipo de conta), e não por ordem cronológica. Em outras palavras, o livro Razão é um conjunto de fichas, onde cada uma representa uma conta. Assim, por exemplo, se uma empresa comprar mercadorias a prazo, no Diário, tal fato será colocado entre o dia anterior e o posterior. No Razão, deverá ser localizada a conta Estoque, a qual será debitada, e conta Fornecedores, a qual será creditada. Vale ressaltar que dentro das fichas do Razão são colocados os fatos de forma cronológica.
E daí tiramos o magnífico nome de Razonete, pois é simplesmente um rascunho do livro Razão, uma vez que só escrevemos um gráfico em T para cada conta.
Para encerrar, outro exercício:
Classifique as
contas em:
- Patrimonial ou Resultado
- Ativo, Passivo, PL, Despesa ou Receita
- Devedora ou Credora
- Por seus respectivos grupos conforme Plano de Contas (AC,PC, AnC - Imobilizado...)
Nº
|
Contas
|
d)
|
|||
01
|
Caixa
|
P
|
A
|
D
|
AC
|
02
|
Fornecedores
|
||||
03
|
Clientes
|
||||
04
|
Água e Esgoto
|
||||
05
|
Aluguéis Ativos
(Recebidos)
|
||||
06
|
Bancos Conta
Movimento
|
||||
07
|
Participações em
Outras Empresas
|
||||
08
|
Duplicatas a Pagar
|
||||
09
|
Promissórias a
Pagar
|
||||
10
|
Capital
|
||||
11
|
Reserva Legal
|
||||
12
|
Aluguéis Passivos
(Pagos)
|
||||
13
|
Café e Lanches
|
||||
14
|
Descontos Obtidos
|
||||
15
|
Juros Ativos
(Recebidos)
|
||||
16
|
Combustíveis
|
||||
17
|
Contribuições de
Previdência
|
||||
18
|
Descontos
Concedidos
|
||||
19
|
Lucros ou
Prejuízos Acumulados
|
||||
20
|
Contribuições de
Previdência a Recolher
|
||||
21
|
FGTS a Recolher
|
||||
22
|
Salários a Pagar
|
||||
23
|
Despesas de
Organização
|
||||
24
|
Veículos
|
||||
25
|
Estoque de
Mercadorias
|
||||
26
|
Receitas de
Serviços
|
||||
27
|
Ações de Outras
Empresas
|
||||
28
|
Despesas Bancárias
|
||||
29
|
Impostos e Taxas a
Recolher
|
||||
30
|
Móveis e
Utensílios
|
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