Homonímia - Processo que gera os homônimos.
Existem três tipos de homônimos:
- Homófonos - Mesmo som
- Homógrafos - Mesma grafia
- Perfeitos - Som e grafia são iguais
Exemplos: Manga (fruta) e Manga (parte de vestuário) são escritas da mesma forma e possuem o mesmo som. São homônimos perfeitos.
Acento (sinal gráfico) possui o mesmo som de Assento (local destinado às bundas). Homófonos.
Jogo (substantivo) escreve-se exatamente como Jogo (verbo), mas cada uma é pronunciada de forma diferente ("Jôgo" no primeiro caso e "Jógo" no segundo). São Homógrafos.
Polissemia - Mesma palavra, vários significados, que mudam conforme o contexto.
Regime alimentar
Regime penal
Regime comunhão de bens
Regime militar
...
Note que "Regime" possuirá um significado parecido, mas em cada contexto você entenderá a palavra de forma distinta, mesmo que não acompanhada pela característica (alimentar, penal...).
As mudanças no significado não possuem uma grande divergência. Todas as situações passam basicamente a mesma ideia. No caso seria: "tal característica é regida/organizada, cumprindo vários pré-requisitos".
Parônimos - Palavras parecidas na grafia, mas sem relação.
Descriminar é escrito de forma muito semelhante com Discriminar. Ponto final. A relação acaba aí, uma vez que a primeira significa que um crime não poderá mais ser tipificado (quando atende a exatamente todos os pré-requisitos. P.ex.: "No EUA, o álcool foi descriminalizado após 1933, deixando gangsters ..."), enquanto a segunda simboliza o ato de distinguir um elemento do outro ("Dentre as alternativas abaixo, discrimine a que possui...").
Próxima aula (14/03/14) teremos que fazer alguns exercícios que serão entregues pela professora, valerá nota.
Prova está marcada para o dia 28/03.
Nenhum comentário:
Postar um comentário