Parece que um bom método de estudo para as provas é a resolução das questões do livro.
Manteiga é substituto de margarina.
Feijão é comida proibida em mansões.
Chocolate na Páscoa é coqueluche (não a doença).
Produto substituto é aquele que, devido a algum fator qualquer, substitui outro produto. P.ex.: Carne de frango e carne de gado. Via de regra, ambas possuem funções semelhantes para a população em geral: ser fonte de proteínas.
Produto complementar está diretamente ligado a outro. P.ex.:
Tempero de arroz está diretamente ligado a venda de...
isso mesmo, é tão complementar que não precisa nem dizer. Se saísse uma lei criminalizando o consumo de arroz, a Knorr teria de fechar algumas indústrias. Detalhe que elas NÃO produzem arroz, mas sim apenas o tempero.
Aumento da renda nem sempre está associada ao aumento de consumo DE DETERMINADO PRODUTO. Alguns itens são consumidos mais por determinada faixa de renda, sendo substituídos ou evitados quando a pessoa migra para outra faixa. P.ex.: Feij... não, vamos ver outro: carne de terceira/segunda. Conforme alguém aumenta seu padrão de vida, passa a trocar a carne moída genérica (provavelmente a aba de filé) por uma peça de alcatra/picanha.
Repare que não é o consumo geral quem cai com o aumento da renda, é apenas o de determinado produto. Não confunda queda de venda de um produto com queda das vendas gerais.
Os bens inferiores são aqueles em que o aumento na renda causa a diminuição do consumo. Seria o caso da carne moída de aba de filé.
Os bens superiores são o contrário, aumentando o consumo conforme aumenta a renda.
O foco da quarta aula foi no entendimento das equações de consumo, de demanda e oferta.
qzd = Consumo do bem "z"
pz = Preço do bem "z"py = Preço do bem "y"
R = Renda
Equação de exemplo:
qzd = 100 - 1,3pz + 0,5py + 3R
Vamos destrinchar essa equação para sabermos para onde olhar. Reparem nos itens destacados:
qzd = 100 - 1,3pz + 0,5py + 3R
qzd = Consumo do bem "z"
A cor vermelha destaca que o aumento do preço diminui o consumo. Notou que quanto maior for o valor de pz, menor será o valor do consumo de "z" (qzd) ? Isso acontece simplesmente porque existe o sinal de "-" na frente do termo. Simples assim. Faça a experiência trocando pz por 1 e depois por 10.
O mesmo raciocínio pode ser seguido para as outras duas cores, azul e verde.
No caso do azul, é uma correlação positiva (quanto maior o preço do py, maior será o consumo de "z"). Isso significa se o preço de y subir, os consumidores migrarão para o produto z, aumentando as suas vendas (qzd). "y" e "z" são substitutos.
Por fim, o aumento da renda impactará de forma positiva no consumo de "z", uma vez que, quanto maior a renda + o produto z será consumido. É um bem superior.
qzd = 100 - 0,3pz + 0,5py + 3R
Os valores absolutos nos indicam que cada 01 unidade impactará em 30% (0,3 = 30%) do valor do preço de "z". Enquanto isso o o preço de "y" trás uma alteração de 50% (0,5 = 50%), seguindo o mesmo raciocínio para Renda (Cada 01 R$ que aumentar a renda, teremos reflexo de 03 R$ nas vendas totais do produto)
Prestem atenção que o número representa na verdade uma ordem de grandeza do impacto. Um número alto nos mostra que aquele termo é muito impactante para o consumo do produto.
Um novo exemplo para ilustrar a ordem de grandeza:
qzd = 100 - 0,000003pz + 0,000005py + 0,000003R
Notaram como o consumo de bem "z" está praticamente fixo? Tanto faz se aumentarmos os preços dele e do concorrente em 1.000 vezes ou a renda aumentar em 10.000 vezes, o consumo não vai variar nem 1%. Não se esqueçam que é praticamente A MESMA EQUAÇÃO dos exemplos anteriores. A única diferença entre elas foi o que chamei de ordem de grandeza.
Bem de Giffen é quando o preço do próprio produto tem ligação inversa do esperado. A noção básica que temos é que quanto maior o preço, menor será o consumo. Mas isso nem sempre acontece dessa maneira. O mercado de couro de arraia é um exemplo. Quem paga R$ 3.000,00 em uma pulseira de relógio NÃO quer que o preço caia, pois essa pessoa quer justamente se diferenciar. Não vai comer escargot ou ostra porque está em promoção, vai é deixar de comê-los exatamente por conta da queda nos preços. #ostentomermoedai
Ostentação pode não ser o único motivo para esse tipo de efeito, mas acho que ele é o que mais facilita o entendimento do ocorrido.
Oferta X Demanda
Quando o exercício pedir para calcular ponto de equilíbrio, basta igualar oferta e demanda para encontrar o preço de equilíbrio, e com esse dado encontrar ou a demanda ou a oferta do mercado. Por exemplo:
p = preço
S = Oferta
D = Demanda
S = 10 + 1p => 10 + p
D = 22 - 3p
igualar Oferta e Demanda
S = D
10 + p = 22 - 3p
p + 3p = 22 - 10
4p = 12
p = 3 (preço de equilíbrio)
encontrar o ponto de equilíbrio do mercado
S = 10 + 1 . 3
S = 10 + 3
S = 13
OU
D = 22 - 3 . 3
D = 22 - 9
D = 13
Repare que ambos os valores terão que ser exatamente iguais (afinal, são o ponto de equilíbrio). Sendo assim, basta achar um valor que se terá o outro. Mas, para ter certeza do resultado, substitua nas duas equações, pois se der valores diferentes você terá um indício de que errou em algum ponto da questão, tendo chance de refazê-la.
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