segunda-feira, 5 de maio de 2014

Matemática - Aula 10 - 29/04

Prova 03/06

f(x) = x2
g(x) = x2 + 2
h(x) = x2 - 2

As três no mesmo gráfico, explicando as diferenças entre eles.

Há um deslocamento no eixo Y, respeitando o sinal do termo que antecede o termo.


O gráfico de y(x) = ax2+c, com a<>0, é parecido com o gráfico de f(x) = ax2, com a<>0, porém com o c unidades para cima ou para baixo, conforme c seja positivo ou negativo. Dizemos que o gráfico de g(x) = ax2+c é o gráfico de f(x)=ax2 transladado c unidades em relação ao eixo y.
Além disso, podemos perceber que o coeficiente c corresponde à ordenada do ponto em que a parábola intercepta o eixo y.
Considerando f(x)=ax2+bx+c.
O coeficiente b indica se a parábola intercepta o eixo y no ramo crescente ou no ramo decrescente.

Hoje na aula houve a presença especial de Jonas, o fantasminha camarada.

Se b=0 a parábola intercepta o y no vértice


Se b>0 a parábola intercepta o eixo y no ramo crescente


OU


Se b<0 a="" bola="" decrescente.="" eixo="" intercepta="" no="" o="" p="" par="" ramo="" y="">


OU


Raiz de uma função

Para qual valor de x a função intercepta o eixo.

Em qual(is) pontos da abscissas é cruzado pela função.

y=0 -> f(x)=0

f(x) = ax+b                                                  f(x)=ax2+bx+c
0 = ax+b                                                  0 = ax2+bx+c


Ambos são equações.

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