At = 71,9 - 58 (maior valor menos o menor valor, por isso o nome: "Amplitude Total")
Classes = (50)½ (ou seja, raiz de cinquenta) (cinquenta é o número de termos)
Ac = 13,9/7 = 2 (valor igual ao Nhonho do Chaves, arredondado)
Se temos uma amplitude total de 13,9 e precisamos dividi-la em 7 classes, cada classe terá um tamanho de 2 unidades. Por isso o nome "Amplitude de Classe".
Amplitude Total | 13,9 |
Classes | 7 |
Amplitude Classes | 2 |
Como chegamos em cada resposta dessas?
Primeiro como montar a tabela:
Temos 7 classes, cada uma com amplitude de 2. Agora nós buscamos quantos valores estão dentro de cada faixa.
Por exemplo, nessa faixa:
temos esses valores:
O que nos dá esse valor aqui:
Já nessa daqui:
Temos esses:
Ou seja, são 5 números contidos entre 60 e 62
Continue com esse procedimento repetindo-o faixa por faixa, até completar a coluna.
Agora essa coluna aqui:
é simplesmente a média de cada faixa:
(58+60)/2 = 59
Outro exemplo:
(60+62)/2=61
A próxima coluna é a multiplicação das duas anteriores:
Se duvidar faça o teste, 5x59=???, 5x61=???, ...
A próxima coluna é a soma dos termos:
E a última coluna (Marca texto amarelo) é um pouquinho mais complexa, mas nada demais. Vamos elevar a média ao quadrado (em vermelho) e multiplicarmos pelos seus números de termos (em azul):
592x5=17405
E para finalizar temos a somatória das colunas
Agora já podemos responder as questões:
b) média: como são vários grupos de dados, precisamos é de uma média ponderada. Como já calculamos o valor médio de cada faixa fica fácil: azul dividido por vermelho
c) mediana: Primeiro precisamos saber em qual faixa ele está localizado.
Basta usarmos nossa conhecida fórmula:
Número percentil procurado x Número de itens / 100.
No nosso caso é 50x50/100 = 25
sabemos que devemos olhar para a faixa que contem o dado 25
Então nós sabemos que nosso dado está contido nessa faixa, mas ainda existem outros 8 elementos com ele. Como faremos para isolar o elemento responsável?
entre no modo Horácio
Não, esse aí não. Esse daqui
Vai lá Horatio, faça aquilo que você faz tão bem: Agora é hora de dar ZOOM.
64+(50/2-16)/9*2
o dois é a "largura da banda", a chamada amplitude de classe.
Com essa fórmula damos um zoom nos ocupantes da classe, destacando apenas o valor que nos interessa. Que no caso da questão é o 66. (sim, estatisticamente o valor 66 existe)
d) fazemos o mesmo procedimento que na anterior, trocando apenas o 50 (Número percentil procurado) por 25.
Número percentil procurado x Número de itens / 100.
No nosso caso é 25x50/100 = 12,5
12,5 é 13.
Consegue ver que o dado 13 está nessa faixa?
e agora?
Identificou, use a fórmula para dar zoom e achar o indivíduo dentro do grupo.
62+(25/2-10)/6*2
e), f), f") é tranquilo, só teoria mesmo.
g) Basta jogar na fórmula.
h) Raiz da variância
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