sexta-feira, 30 de maio de 2014

Estatística - - 28/05 - Medidas de Dispersão

Entregar a Lista 4 no dia da prova.


At = 71,9 - 58 (maior valor menos o menor valor, por isso o nome: "Amplitude Total")
Classes = (50)½  (ou seja, raiz de cinquenta) (cinquenta é o número de termos)

Ac = 13,9/7 = 2 (valor igual ao Nhonho do Chaves, arredondado)




Se temos uma amplitude total de 13,9 e precisamos dividi-la em 7 classes, cada classe terá um tamanho de 2 unidades. Por isso o nome "Amplitude de Classe".



Amplitude Total 13,9
Classes 7
Amplitude Classes 2




Como chegamos em cada resposta dessas?

Primeiro como montar a tabela:

Temos 7 classes, cada uma com amplitude de 2. Agora nós buscamos quantos valores estão dentro de cada faixa.

Por exemplo, nessa faixa:


temos esses valores:


 O que nos dá esse valor aqui:

Já nessa daqui:
 

Temos esses:


Ou seja, são 5 números contidos entre 60 e 62

Continue com esse procedimento repetindo-o faixa por faixa, até completar a coluna.

Agora essa coluna aqui:

é simplesmente a média de cada faixa:

(58+60)/2 = 59


Outro exemplo:



(60+62)/2=61
 

A próxima coluna é a multiplicação das duas anteriores:

Se duvidar faça o teste, 5x59=???, 5x61=???, ...

A próxima coluna é a soma dos termos:

 




 



E a última coluna (Marca texto amarelo) é um pouquinho mais complexa, mas nada demais. Vamos elevar a média ao quadrado (em vermelho) e multiplicarmos pelos seus números de termos (em azul):
 


592x5=17405


E para finalizar temos a somatória das colunas


Agora já podemos responder as questões:
b) média: como são vários grupos de dados, precisamos é de uma média ponderada. Como já calculamos o valor médio de cada faixa fica fácil:  azul dividido por vermelho


c) mediana: Primeiro precisamos saber em qual faixa ele está localizado.

 Basta usarmos nossa conhecida fórmula:
Número percentil procurado x Número de itens / 100.
No nosso caso é 50x50/100 = 25
sabemos que devemos olhar para a faixa que contem o dado 25

Então nós sabemos que nosso dado está contido nessa faixa, mas ainda existem outros 8 elementos com ele. Como faremos para isolar o elemento responsável?

entre no modo Horácio

Não, esse aí não. Esse daqui
Vai lá Horatio, faça aquilo que você faz tão bem: Agora é hora de dar ZOOM.



64+(50/2-16)/9*2
o dois é a "largura da banda", a chamada amplitude de classe.

Com essa fórmula damos um zoom nos ocupantes da classe, destacando apenas o valor que nos interessa. Que no caso da questão é o 66. (sim, estatisticamente o valor 66 existe)

d) fazemos o mesmo procedimento que na anterior, trocando apenas o 50 (Número percentil procurado) por 25.
Número percentil procurado x Número de itens / 100.
No nosso caso é 25x50/100 = 12,5
12,5 é 13.




Consegue ver que o dado 13 está nessa faixa?
e agora?

Identificou, use a fórmula para dar zoom e achar o indivíduo dentro do grupo.
 62+(25/2-10)/6*2

 e), f), f") é tranquilo, só teoria mesmo.

g) Basta jogar na fórmula.
h) Raiz da variância

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